Labels

Aborto Elétrico

Hoje vamos voltar um pouco no tempo, em uma galáxia muito longe (risos) e vamos relembrar o surgimento do movimento punck rock no Brasil, através desses garotos que, gostavam de ouvir rock e resolveram montar sua própria banda nasce um dos maiores movimentos musical no país.


Tudo começou em 1978 quando Fê Lemos amigo de André Pretórius conheceu Renato Russo que por sua vez conhecia André. O que os uniu foi o punk rock - sim, na longínqua Brasília dos anos 70, aquele novo gênero musical já tinha admiradores.

Ainda em 1978 três novos amigos resolveram formar o Aborto Elétrico. No entanto, a bateria do Fê só iria chegar à Brasília no final do ano, portanto os ensaios só começaram no início de 79. Esses ensaios eram realizados na Colina, no quarto de Fê Lemos. 

A primeira música ensaiada foi “Now I Wanna Sniff Some Glue”, do Ramones. Com o tempo músicas próprias foram surgindo, mas nesse primeiro ano de atividade elas eram todas instrumentais. Ninguém sabia escrever letras. 

O primeiro show aconteceu em 11 de janeiro de 1980, na calçada ao lado de um boteco chamado Só Cana, que havia emprestado uma tomada para os instrumentos serem ligados. 

“[...] Pedíamos a tomada emprestada, tocávamos e ganhávamos sanduíche e cerveja. As pessoas foram conhecendo a gente e a turma foi crescendo.” (Flávio Lemos, sobre o início do Aborto Elétrico, 1998, Programa Turma da Cultura) 

Foi só após a saída de André Pretórius que as letras surgiram. Com sua saída, Flávio Lemos, irmão de Fê, entrou para tocar baixo e Renato Russo passou a cantar e tocar guitarra. 

“[..] Eles me perguntaram se eu seria capaz de tocar baixo. Como eu tinha noções de música, resolvi arriscar.  Além do mais, eram só três acordes. Praticamente, meu primeiro contato com o baixo foi aprendendo as músicas do Aborto.”  (Flávio Lemos, 1993)

O AE foi a primeira banda punk de Brasília e serviu de influência para outras bandas como Blitz 64, Metralhaz, Caos Construtivo, Os Vigaristas de Istambul, etc. 

Toda essa gente fazia parte da famosa Turma da Colina que se juntava para tocar em botecos e lanchonetes, no meio da calçada. 

Já em 1982 todas essas bandas haviam terminado. Uma nova geração surgiu com seus ex-integrantes: Capital Inicial, Legião Urbana, Plebe Rude e Escola de Escândalo. O resto da história o Brasil inteiro conhece. 

“[...] Ele errou uma música e eu joguei a baqueta nele.” (Fê Lemos, falando sobre a briga com Renato Russo que culminou no fim do Aborto Elétrico em 1983)

“[...] Teria sido uma das maiores bandas do Brasil.” (Dinho, sobre o Aborto Elétrico, 1993, especial MTV)

0 comentários:

Postar um comentário