Labels

A fantástica fábrica de chocolates!

Olá pessoas! 
É com grande alegria, que fazemos esse post para homenagear aquele que deu a vida a duas peças importantíssimas do rock nacional! É claro que estamos falando do queridíssimo Sr. Briquet de Lemos, pai do Fê e do Flávio.
Imagino que já devem ter entendido o titulo da postagem né?
Sem mais delongas, vamos ao que interessa!


Antônio Agenor Briquet de Lemos  nasceu em Teresina, no Piauí. Caçula de 12 filhos, passou a infância acompanhando o processo de confecção de livros no estabelecimento do pai, Antonio Lemos, jornalista e tipógrafo. O fascínio pelos livros nasceu aí. Fez carreira no Rio de Janeiro como bibliotecário e professor, com um breve período como jornalista do Jornal do Brasil. Convidado para trabalhar na recém-criada UnB, mudou-se para  Brasília em 1968. Em 1976 foi para Inglaterra onde fez seu Mestrado. Ocupou o cargo de diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e entre 1989 e 1992, pôde aprender todos os macetes de produção e distribuição do livro, trabalhando como diretor da Editora da Universidade. Assim ganhava forma uma idéia que o acompanhava desde o Rio de Janeiro, a abertura de uma editora própria, o que aconteceu assim que se aposentou da Universidade, em 1993.  (FONTE: Bibliodesign )


"Como toda afirmativa categórica, esta deve ser vista com cautela. Praticamente desde o século XIX que se diz que o livro brasileiro é caro. Pergunto: caro em relação a quê? São todos caros? Caros em comparação com os congêneres estrangeiros? Caros em relação à gasolina, ao chope, ao churrasco, ao cinema, aos discos, aos remédios, aos alimentos? Em relação aos preços dos livros de antigamente? Ou, mais precisamente, em relação ao poder aquisitivo da população? Mas, de quais parcelas da população, já que há parcelas de poder aquisitivo notoriamente alto? Minha resposta é que, na média, o livro brasileiro não é caro. Há livros caros, sim, livros que, pelas suas características formais e de tiragem, situam-se num patamar de preços altos, destinados a segmentos bem-definidos da população. Mas há livros baratos e livros até baratíssimos.

Não é por aí que se vai explicar o índice insatisfatório de leitura. Poderia contrapor dizendo que se houvesse bibliotecas públicas na mesma proporção em que existem locadoras de vídeo e casas lotéricas, bibliotecas bem supridas e atualizadas, certamente haveria mais pessoas lendo, independentemente do preço do livro. Vejam-se as experiências de bibliotecas comunitárias na periferia de algumas cidades."           (Briquet de Lemos a respeito da frase : "Diz-se que o brasileiro lê pouco, em parte pelo alto custo dos livros". )


(não dá vontade de apertar?)


Pois é galera, deu pra notar de onde veio todo bom senso e cultura dos meninos né?

E quem disse que só cultura, educação e bom senso vem de berço?
A herança genética vai muito além disso! Reparem só no vídeo abaixo, o estilo do menino e digam se o Fê não tem pra quem puxar! E aquele jeito doce e educado de falar, além do charme irresistível, não é o mesmo de um velho conhecido nosso?





Para quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho desse professor, escritor, bibliotecário, pai, ator e fofo, ele tem uma livraria/editora em Brasilia, que conta com diversos títulos editados e publicados, além de alguns escritos pelo próprio, sendo à livraria especializada na área de arte, e é referência não só em Brasilia, mas também em todo país.



No mais, só podemos agradecer a esse homem incrível, por ser a fábrica responsável por engrandecer a cultura brasileira, além de produzir ótimos filhos!
Brincadeiras á parte, todas nós do Signo da Lua, gostaríamos de desejar toda paz, saúde e felicidade do mundo nessa data tão especial! Muitos, e muitos anos de vida Sr. Briquet!




Category: 5 comentários

5 comentários:

Magda disse...

Que LINDO o Sr. Briquet! *-*
Tenho tanta vontade de conhecer ele, dar um abraço e guardar numa caixinha, rs.
Ele merece TUDO de bom! Um fofo³

ellen disse...

Isso explica tamanha cultura e conhecimento dos meninos! Parabéns Sr. Briquet!
Merece todo carinho e respeito :D

Capital disse...

Parabéns pelo blog, muito bom, muito mesmo. Aqui é um tumblr, dedicado ao capital, se quiserem dar uma olhada...

Marcinha disse...

que fofo meninasssssssssss lindooo

Elizangela disse...

estou fazendo um trabalho na faculdade e preciso saber a data de nascimento do Briquet, alguem pode me ajudar? obrigada

Postar um comentário